Blog
É um trabalho de abrir portas
Em Vinhais, quando iniciamos o nosso trabalho, observava-se uma situação interessante. Por um lado as festividades locais relacionadas com Caretos tinham vindo a aumentar de popularidade, atraindo novas pessoas da comunidade para participar. Por outro lado, a tecelagem local já tinha entrado em declínio há muitos anos, o que levou à situação caricata de haver necessidade de novos fatos, mas de não haver tecido.
Entre Vinhais e Podence se fazem fatos de careto
O regresso a Vinhais faz-nos pensar no trabalho que lá fizemos entre 2022 e 2023, no grupo fantástico de pessoas que tivemos a oportunidade de ensinar e do que daí resultou. Duas dessas pessoas foram a Sofia Pombares e a Sandrina Fernandes.
Saber Fazer volta a Vinhais
Boas notícias: em 2026 voltamos a Vinhais para ensinar a tecer, feltrar e trabalhar a lã!
O Manel é da música, mas também é do craft
Sabiam que as nossas urdideiras e teares de tapeçaria são feitos cá no Porto pelo Manel Toga?
Da lã à cor, um guia de atividades educativas
Se nos acompanham, devem ter reparado que nos últimos tempos nos temos focado em “ensinar a ensinar”, ou em de alguma forma contribuir para que hajam mais educadores nas áreas dos ofícios por este país fora. Uma dessas contribuições é este "Guia de Atividades Educativas - da Lã à Cor" que desenvolvemos no âmbito do projeto CommunityCloth!
Pela Churra Algarvia
O panorama das lãs portuguesas não está fácil, já sabemos, mas de vez em quando conseguimos ver a luz ao fundo do túnel quando sabemos que mais e mais iniciativas se organizam para trabalhar em prol da valorização das suas lãs locais. Uma dessas organizações é a Algarchurra, uma associação criada pela Carolina Sousa e pela Rita Guerreiro há já alguns anos, que tem vindo a desenvolver trabalhos de investigação e valorização da ovelha Churra Algarvia e, obviamente, da sua lã.
Vamos aprender a tricotar à máquina?
Em Novembro vamos ter por cá o nosso primeiro Curso Intensivo de Tricot à Máquina ensinado pela Maria David Castro, que será um curso com horas de formação profissional certificadas.
O nosso linho volta ao Banco Português de Germoplasma Vegetal
Em Setembro passado fizemos uma breve visita ao Banco Português de Germoplasma Vegetal para devolver quase 5 kg de semente de Linho Galego da nossa produção de 2024.
O Linho e o grupo da Senhora do Monte
Estas lindas senhoras são a Elvira, a Helena e a Fátima e fazem parte do grupo de senhoras de Santa Maria do Monte, do concelho de Arouca. Na semana passada, vieram cá ao Saber Fazer aprender a usar a sua nova roda de fiar do grupo, que as irá ajudar a fiar o linho que produziram no último ano.
Visitar Os Casares e o Espacio Vilaseco
Estávamos nos últimos dias do Verão, que em partes do Noroeste da Península já sabem a Outono, quando finalmente visitámos Os Casares, um espaço incrível na Ribeira Sacra, no coração da vizinha Galiza.

