Blog
Saber Fazer vai à escola
Na semana passada levamos o Saber Fazer à escola, ou à pré-escola, neste caso! 50 crianças do pré-escolar, entre os 2 e os 5 anos, experimentaram todo o processo, da ovelha ao tecido: lavaram, cardaram, fiaram na roda de fiar e teceram num tear de quadros!
Rematerializar as Lãs Transmontanas
Uma das componentes do projeto que nos deu mais prazer produzir foi, sem dúvida, este mostruário de amostras das lãs das 5 raças de ovelhas autóctones transmontanas processadas. Para que serve a lã de uma churra bragançana? Como é o seu fio? E se a feltrarmos ou tecermos, como se comporta? Era este um dos grandes objetivos do projeto, trabalhar apenas com as lãs das raças locais e mostrar o seu potencial, quando e se trabalhadas por mãos que sabem, revelando e mostrando à comunidade o potencial de lãs que os rodeiam.
O Mesmo, Mas Diferente: Revisitar, Repensar e Renovar os Ofícios da Lã em Vinhais
A nossa intervenção no projeto “Cultura Para Todos em Vinhais” culminou com uma exposição que inauguramos em Agosto passado e que conta a história do trabalho que desenvolvemos ao longo destes quase 2 anos.
GatewayCrafts
Em Janeiro deste ano arrancou o GatewayCrafts! O GatewayCrafts é um projeto Erasmus+ proposto e coordenado pelo Saber Fazer / Ofício e que conta como parceiros a CRU Creative Hub (Portugal) e a Materahub (Itália).
Somos membros da European Creative Hubs Network!
O Saber Fazer / Ofício é, desde o início do ano, um membro associado da ECHN - European Creative Hubs Network!
O fuso da Gabi (e um algodão muito especial)
Lembram-se de Setembro passado quando, com o apoio da TuYo Foundation, recebemos a Gabina Valentín, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, para uma Aula Aberta e memorável Masterclass de tear de cintura mexicano?
Esse fim-de-semana também foi um de troca de experiências e tesouros pessoais entre a Gabi e a Alice. Daqui a Gabi levou coisas que para nós são usuais, como Linho e Seda, mas que no México são raridades.
O Saber Fazer é entidade formadora certificada pela DGERT!
Abrimos o ano de 2023 com uma excelente notícia: o SABER FAZER tornou-se entidade formadora certificada pela DGERT!
Cardas, cardadeiras e mais: um pequeno guia
Aqui está um pequeno guia para vos ajudar na escolha de cardas, cardadeiras e outras ferramentas similares. Hoje em dia encontramos no mercado diversas opções no que diz respeito a equipamento para cardar ou misturar fibras, pelo que é útil saber algumas coisas antes de selecionarmos o equipamento de que precisamos.
Alunos Aplicados: Royal’Pacas
Hoje, vamos contar-vos um pouco da história de dois alunos nossos, a Patrícia e o Francisco, da Royal’Pacas Family, um projeto onde desenvolvem diversas atividades com base nas suas alpacas reais: visitas, workshops e até organização de tosquia para alpacas, entre outros serviços.
Em 2021, a Patrícia e o Francisco vieram ao Saber Fazer para fazer uma formação personalizada sobre o processamento da fibra da Alpaca, que era algo que lhes suscitava curiosidade e que gostariam de potenciar, dado que têm fibra maravilhosa todos os anos.
Dois dias de cultura Amuzga no Saber Fazer
Foram de facto dois dias muito especiais, estes em que recebemos a Gabina Valentína, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, e a Inês Queirós da Fundação TuYo (responsável pela sua vinda à Europa), para divulgar a sua cultura e a técnica de tecelagem com tear de cintura mexicano. A Gabi esteve apenas em Amesterdão, Barcelona e cá no Porto, durante a sua primeira tour europeia, por isso foi mesmo um privilégio poder tê-la por cá!
Cultura Para Todos em Vinhais - Artes e Ofícios
Um dos projetos em que temos o imenso gosto de estar a trabalhar este ano é no Cultura Para Todos em Vinhais no âmbito do qual serão desenvolvidos ateliês, workshops e oficinas temáticas nas áreas das Artes e Ofícios, Teatro e Artes Performativas, Música e Dança, todas elas áreas com uma herança cultural riquíssima em Vinhais.
A área que ficará a nosso cargo, como já devem imaginar, será a das Artes e Ofícios.
O percurso das Merino Pretas do Monte dos Cedros
Hoje queremos falar-vos do Monte dos Cedros, do Carlos e da Marta, dois produtores jovens, ambos licenciados em Produção Animal, que começaram em 2019 a fazer produção de ovelhas de raça Merina Preta em regime de pastoreio extensivo e biológico certificado.
Mais um ano, mais uma tosquia
Foi um prazer voltar a levar o Marty e a Susana O’Connell a Serralves para fazer uma demonstração da tosquia das ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho da quinta. Fomos presenteados com um tempo excepcional e muitas famílias que se juntaram a nós para assistir a esta fase tão importante do ciclo da Lã!
O Linho, a Estopa e os Tomentos: uma explicação
Quem gosta de Linho já concerteza conhece o termo “estopa”, mas possivelmente não sabe a verdadeira diferença entre o linho e a estopa, ou o que são tomentos.
O post de hoje serve para explicar a diferença entre estas três tipologias de fibras, todas provenientes da mesma fonte mas diferentes entre si.
A ovelha mais sexy
Se tivesse de escolher a ovelha mais sexy em Portugal, diria que há grande probabilidade de ser da raça Churra Mondegueira, de preferência uma "Marialveira". Estas não tomam banho porque passam todos os dias do ano a pastar extensivamente, mas os seus velos pesados de longas madeixas, às vezes, encaracoladas, dão-lhes aquele charme especial.
O nosso novo Curso Online de Iniciação à Tinturaria Natural!
Acabamos de estrear a nossa nova plataforma de cursos online e o Curso Online de Iniciação à Tinturaria Natural orientado pela Guida Fonseca!
Saber-fazer no Museu da Moda e dos Têxteis
Abriu há uns dias, em Vila Nova de Gaia, o Museu da Moda e dos Têxteis, um novo museu dedicado à moda e à história da indústria têxtil portuguesa. No início do circuito expositivo tem uma parte da exposição dedicada às matérias-primas, até ao fio, e à tecelagem que teve a nossa contribuição, em forma de consultoria técnica e científica, produção de textos, conteúdos e fornecimento de todos os materiais expositivos.
Uma montra que é uma exposição
A nossa montra nova é uma mini-exposição do excepcional trabalho da Ana Rita de Albuquerque.
Ter formadores (e amigos) que são os melhores naquilo que fazem dá direito a ter montras muito bonitas!