É quando as baganhas começam a amadurecer que se aproxima o dia certo para fazer a colheita do Linho. O nosso linho galego é uma variedade regional com alguns comportamentos semelhantes ao linho selvagem, nomeadamente a abertura espontânea das cápsulas que contêm as sementes. Saber quando realizar a colheita de forma a colher a semente madura, mas ainda com as cápsulas fechadas de forma a minimizar as perdas é algo essencial.
Nesta oficina vamos aprender sobre as técnicas especificas a colheita do Linho e também sobre a ripagem, o processo de remover as cápsulas dos caules. Iremos ainda preparar os molhos para a curtimenta, um dos processos mais delicados do processamento do Linho, e mergulhá-los no tanque onde irão fermentar durante cerca de oito dias.
Esta oficina prática faz parte de uma série de actividades dedicadas à produção de Linho.
Nesta oficina abordaremos os seguintes pontos:
- Colheita do Linho
- Ripagem
- Curtimenta do Linho
Orientação: Alice Bernardo
Data: 15 de Junho (sábado), caso não surjam contratempos meteorológicos
Horário: 10h-13h
Custo: 45€ se já tiver realizado a oficina da Sementeira do Linho. 80€ se realizar apenas esta oficina isoladamente.
Inscrição: realizando transferência bancária do valor da inscrição (IBAN: PT50 0269 0344 00204268288 50) e enviando comprovativo, juntamente com nome e contacto telefónico, para alice@saberfazer.org. Ou através do MBWAY, utilizando o contacto telefónico do Saber Fazer (968851237). Em caso de dúvida ou se precisar de ajuda com a inscrição, por favor contacte-nos.
Local: Quinta BioHabitus em V.N.Gaia (Perosinho)
Política de cancelamento de inscrições: A participação numa oficina já paga pode ser cancelada com direito a reembolso completo até 10 dias antes da data de realização da oficina. A menos de 10 dias da data de realização da oficina não nos é possível efectuar o reembolso.